Esse conteúdo é pra você já tinha ouvido falar de Caldas Novas e as maravilhas desta cidade, mas ainda não havia ouvido falar do Lago Corumbá. Continue lendo e conheça algumas curiosidades sobre um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Conhecendo o Lago Corumbá
Em primeiro lugar, o lago possui uma beleza deslumbrante e vem se tornando um dos pontos turísticos mais querido e visitado da cidade. Então, não tem como passar despercebido para as pessoas que visitam a cidade de Caldas Novas e buscam uma experiência de férias incrível.
Então, o Lago Corumbá é formado pelo reservatório hídrico que abastece a Usina Hidrelétrica de Corumbá que fica em Caldas Novas.
Portanto, está localizado aproximadamente 7 km do centro da cidade de Caldas Novas. O lago possui cerca de 65 quilômetros quadrados de área total, tendo quatro rios que o alimenta, sendo eles, Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba, São Bartolomeu. Enquanto nas proximidades da barragem da Usina apresenta uma profundidade de 90 metros. Incrível né? Acesse esse link do Google Maps e descubra qual a sua distância do Lago Corumbá.
Atividades no Lago Corumbá
Antes de mais nada, o lago é um local com natureza abundante. Encontrando na fauna local uma grande quantidade mamíferos, peixes, pássaros, répteis. Seja para a pesca esportiva ou para passeios ecológicos para exploração de diversas cachoeiras da região.
O Lago Corumbá apresenta águas calmas e limpas e atualmente é possível realizar diferentes práticas aquáticas como:
- Passeios com Lanchas e Barcos
- Pesca Esportiva
- Passeios de Jet-ski,
- Passeios de Caiaque
- Programas Ecológicos
- Visitar Cachoeiras
- Prática de windsurf
- Outros
Assim, para aproveitar qualquer uma destas atividades no Lago Corumbá, você pode trazer seus equipamentos aquáticos. Se preferir alugar em algum do inúmeros locais na cidade. Ou reservar alguns de nossos serviços que disponibilizamos para você e o melhor, com valores acessíveis o ano inteiro. Em outras palavras dá pra curtir o passeio e economizar também!
A temperatura na região é muito amena com uma variação média de 25ºC. Então com planejamento é possível aproveitar ao máximo o passeio na cidade e também ao Lago Corumbá.
Apesar das águas convidativas ao banho, atualmente para nadar no Lago Corumbá é recomendado muita cautela, pois já foram registrados alguns ataques de Piranhas. Ainda que o banho não ser recomendado todas as demais atividades aquáticas e passeios ecológicos estão liberadas!
A Pousada
De acordo com o crescimento do turismo na região, se tornou possível encontrar as margens do Lago Corumbá mais opções de pousadas, casas, bares e restaurantes. Assim na Pousada LoveCaldas você encontra todas as comodidades, proporcionamos uma experiência muito agradável e apaixonante.
A Pesca no Lago Corumbá
Anteriormente falei sobre umas das atividades aquáticas ser a pesca esportiva? Ainda mais com os seus 62 km, existem uma variedade de peixes como piau, tilápia, tucunaré, tucuninhas, tambaqui, jaú e outros. Como resultado, acontecem diversos campeonatos de pesca, gerando muito movimento na região.
Da pesca, surge um prato típico na região que são os caldos ou os ensopados de piranhas. E que por sinal são uma delícia e servidos amplamente nos restaurante pela cidade, além de outros pratos típicos. Se quiser saber mais sobre as principais receitas da região, clique aqui, e conheça mias detalhes!
Usina Hidrelétrica
A Usina Hidrelétrica de Corumbá está situada no Rio Corumbá, no município de Caldas Novas e entrou em operação total em 1997.
Bom e desde a sua criação, por sua localização privilegiada, a Usina adiciona ganhos energéticos importantes ao sistema Sul – Sudeste – Centro-Oeste. Está interligada à rede de transporte de energia, através das linhas de transmissão que saem de sua subestação e chegam à subestação de Samambaia, localizada no Distrito Federal.
Possuí um reservatório hídrico que abastece a Usina Hidrelétrica de Corumbá.
Participe e Compartilhe
Por último, quero saber se você têm alguma experiência legal no Lago Corumbá para compartilhar? Já sabia das curiosidades que compartilhei aqui, ou ficou com alguma dúvida? Fala aqui nos comentários!
Você precisa fazer login para comentar.